Artigos em Geral

O consumo nosso de cada dia!


Durante o ano todo, os consumidores são bombardeados pelos apelos de consumo alardeados pelas grandes propagandas. Aquele seu celular adquirido á pouco mais de 2 meses já não serve mais, pois foi lançado um aparelho de última geração com televisão, joguinho, etc e tal.Sabe aquele seu televisor ou geladeira comprado á poucos anos atrás, já não esta mais na moda, portanto a mensagem significa: jogue fora e compre um mais novo.
 No Natal, o apelo para que as pessoas gastem seu 13° salário é mais forte ainda, esquecendo-se muitas delas que o mês de janeiro é propicio ao pagamento de impostos que chegam de todos os lados e que não são poucos.
Você já percebeu quantas sacolinhas plásticas são utilizadas em apenas uma compra? Para onde vai todo esse lixo? Você percebeu que tudo o que possui na sua casa vem de recursos retirados da Natureza?
A organização Internacional Global Footprint Network produziu um estudo sobre a revisão dos atuais e inviáveis modelos de consumo. De acordo com o estudo, o Planeta Terra precisa atualmente de quase 18 meses para produzir os serviços ecológicos que os quase 7 bilhões de humanos utilizam em um ano. Isso significa que estamos consumindo quase um Planeta e meio em 12 meses. No atual ritmo, dizem os autores deste estudo, no início da década de 2030 precisaremos de duas Terras para atender nossa demanda atual.
Você acha que isso é discurso catastrófico de ambientalistas? Olhe ao seu redor e veja a quantidade de carros novos que estão rodando nas ruas, o quanto tem se devastado a Amazônia para a criação de gado e soja para o consumo. Perceba a quantidade de embalagens em um simples biscoito.
Você consumidor, deve ficar atento ao que realmente lhe interessa e fazer o uso consciente do seu dinheiro e refletir qual o Planeta que você que deixar para as futuras gerações, incluindo ai seu filho e neto. Atitudes simples no seu dia a dia, como apagar uma luz que esta acesa indevidamente, aproveitar melhor a luz solar, substituir a carne por alimentos vegetais(1 quilo de carne para ser produzido gasta-se 10 mil litros de água), substituir lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes ou de LED, são formas de auxiliar e ajudar a frear o consumo.Ao invés de jogar no lixo uma roupa ou produto que não utiliza mais, doe a quem precisa ou a alguma instituição de caridade.
Pense nisso e tenha mais compreensão para com o Planeta, pessoas e seres vivos que nele habitam.

Davis Gláucio Quinelato.
Advogado e Colunista de O Regional(Catanduva/SP)
dglaucio@hotmail.com
-----------------------------------------------------------




Odeio Rodeio - Rita Lee  

NÃO SOU UMA ET, MAS FICO INDIGNADA SEMPRE QUE OS TERRÁQUEOS DESRESPEITAM OS OUTROS TRÊS REINOS DO PLANETA: O MINERAL, O VEGETAL E O ANIMAL. A TAL DA IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS CONFERIDA À RAÇA HUMANA É UMA PIADA.
HOJE VOU FALAR SOBRE RODEIOS. RODEIO É UM VERGONHOSO LIXO CULTURAL NORTE AMERICANO ONDE OS ANIMAIS SÃO SUBMETIDOS ÀS MAIS CRUÉIS TORTURAS. NÃO ME REFIRO AQUI A CAVALOS E BOIS DE RAÇA. FALO DOS POBRES PANGARÉS VIRA-LATAS. E NÃO ME VENHAM OS DEFENSORES DESSA INDÚSTRIA, TÃO MILIONÁRIA QUANTO IMBECIL, AFIRMAR QUE PULAM DAQUELA MANEIRA PORQUE SÃO BRAVOS E SELVAGENS. AQUELES POBRES ANIMAIS PULAM DE DOR! NOSSO ROMÂNTICO JECA TATÚ HOJE SE CHAMA JOHN WAYNE, UM PEÃO COWBOY, UM ATLETA PROFISSIONAL DA CRUELDADE. O POVO BRASILEIRO É FESTEIRO POR NATUREZA E OS RODEIOS SERIAM ABENÇOADOS NÃO FOSSEM AS BARBARIDADES JÁ FARTAMENTE COMPROVADAS, MAS TODAS FEITAS ÀS ESCONDIDAS DO PÚBLICO.
UMA ARENA COMO ESTA PODERIA APRESENTAR ATRAÇÕES ESPORTIVAS DE VERDADE, VÁRIOS GRANDES ATLETAS DO BRASIL ESTÃO SEM PATROCÍNIO OU INCENTIVO ALGUM. A FESTA NÃO PERDERIA SEU BRILHO, NÃO DEIXARIA DE GERAR EMPREGOS E AS CRIANÇAS PRESENTES APRENDERIAM ALGO MAIS DIGNIFICANTE. NO ENTANTO ESTE ESPAÇO É PREENCHIDO POR UMA CORJA DE SANGUINÁRIOS CUJO “ESPORTE” (!?!) É LAÇAR BEZERRINHOS INDEFESOS, INSTALAR SEDÉM NOS MACHOS, ENFIAR CACOS DE VIDRO E CIGARROS ACESOS NAS FÊMEAS, E OUTRAS PRÁTICAS NAZISTAS...PARA QUE AO ABRIREM OS PORTÕES DA LIBERDADE ESSES ANIMAIS ESCRAVOS AINDA SE SUBMETAM A MAIS HUMILHAÇÕES DIANTE DE UM COLISEU IGNORANTE. ABAIXO A DITADURA DO SOFRIMENTO ANIMAL! ABAIXO A TORTURA! EU ODEIO RODEIO!
Rita Lee
24/07/2002

----------------------------------------------------------------



Comunidade Guarani-Kaiowá ameaça suicídio coletivo por causa decriadores de gado

"O Brasil, país dominado pela pecuária, explora seus cidadãos, seus recursos naturais e massacra seus animais para manter uma economia torpe que só traz riquezas e prosperidades a alguns, justamente aqueles que destroem. O consumidor, que é quem tem nas mãos o poder de escolher que produtos e que empresas quer ver no supermercado, tem uma parcela de culpa nisso tudo."

Nosso meio ambiente está sendo destruído pela pecuária, que pratica lavagem cerebral na população, descaradamente. É o nosso país, que não tem "olhos de ver", por comodismo e conveniência!

Comunidade Guarani-Kaiowá ameaça suicídio coletivo por causa decriadores de gado
Fonte: Vista-se

Mais um problema grave da criação de gado no Brasil: a exploração humana
 Mais de 170 cidadãos brasileiros, entre homens, mulheres e crianças, vão tirar a própria vida em um ato desesperado para não perder sua terra para fazendeiros de Mato Grosso do Sul. As fazendas são cercadas por capangas armados que, segundo depoimentos dos índios, fazem o que querem. É uma terra sem lei, onde o coronelismo ainda pode, infelizmente, ser visto e sentido.
O massacre do povo Guarani-Kaiowá não é de hoje e eles sabem que não terão chance de sobrevivência longe do rio Hovy. O desespero dos índios se deu justamente a partir do momento que souberam que a Justiça quer que eles saiam das margens deste volumoso rio, que fica no município de Naviraí-MS.

O Brasil, país dominado pela pecuária, explora seus cidadãos, seus recursos naturais e massacra seua animais para manter uma economia torpe que só traz riquezas e prosperidades a alguns, justamente aqueles que destroem. O consumidor, que é quem tem nas mãos o poder de escolher que produtos e que empresas quer ver no supermercado, tem uma parcela de culpa nisso tudo.

Leia matéria na íntegra em: http://vista-se.com.br/redesocial/tribo-guarani-kaiowa-ameaca-suicidio-coletivo-por-causa-de-criadores-de-gado
Leia também matéria da Época sobre o assunto:
http://revistaepoca.globo.com/Sociedade/eliane-brum/noticia/2012/10/decretem-nossa-extincao-e-nos-enterrem-aqui.html

Para ajudar, assine petição e Pense Nisso
http://www.avaaz.org/po/petition/Salvemos_os_indios_GuaraniKaiowa_URGENTE/?fbflCdb&pv=0
Colabore para que o Instituto Nina Rosa continue a divulgar a Educação em Valores. Participe do projeto Adote o INR


Instituto Nina Rosa - Projetos por amor à vida
Organização independente sem fins lucrativos
http://www.institutoninarosa.org.br
Para receber este informativo, cadastre e-mail aqui.
Siga o INR no Twitter: @ninarosabrasil
Conheça o blog da Luka
------------------------------------------------------------------------------



Carta de um trabalhador de um Canil Municipal

Um lugar onde as almas dos animais são destruídas. Um lugar onde a esperança não existe. Um lugar stressante também para quem trabalha ali e são os responsáveis por fazer a limpeza da cidade, acabando com a vida dos cães abandonados. Um trabalhador espanhol deu seu testemunho sobre como é o dia a dia em um canil municipal em Madrid, na Espanha. Para lá, além dos animais de rua recolhidos pelos serviços municipais, as pessoas levam diariamente os seus animais de companhia quando já não os querem mais.

Acredito que é preciso chamar a atenção da nossa sociedade. Como responsável de uma Perrera [canil municipal], vou partilhar uma coisa com vocês, um olhar ‘de dentro’ se me permitem.

Em primeiro lugar, todos os vendedores/criadores de animais deveriam trabalhar pelo menos um dia num canil destes. Talvez se pudessem ver o olhar triste, perdido, confuso dos animais, mudariam de opinião sobre criar e depois vender a pessoas que nem sequer conhecem. Esse cachorrinho que acaba de vender terminará, possivelmente, no meu canil quando deixar de ser um cachorrinho fofo. Então, como se sentiria se soubesse que há uma probabilidade de 90% de que este cão nunca saia do canil quando vai parar ali? Seja de raça ou não. Pois 50% dos cães que entram no meu centro, abandonados ou de rua, são de raça pura.

As desculpas mais comuns que oiço são:

• Mudamo-nos e não podemos levar o nosso cão/gato. Verdade? Para onde se vai mudar, onde não permitem animais de estimação? E porque escolheu viver num lugar assim em vez de outro onde seja permitido?

• O cachorrinho cresceu mais do que esperávamos. E que tamanho acha que tem um Pastor Alemão?

• Não tenho tempo para ela. Verdade? Eu trabalho de 10 a 12 horas por dia e ainda assim tenho tempo para os meus 6 cães.

• Estraga o jardim todo. E por que não o deixa ficar dentro de casa?

• Dizem sempre: Não queremos insistir para que procure um lugar para ele, porque sabemos que será adoptado certamente, é um bom cão.

O triste é que o seu animal de companhia NÃO será adoptado! E consegue imaginar o quão stressante é um canil municipal?

Bom, deixe que eu conto:

O seu animal tem 72 dias para encontrar uma nova família a partir do momento que você o deixa aqui. Às vezes um pouco mais, se o canil não estiver cheio e se ele conseguir não adoecer. Se pegar um resfriado, morre.

Os gatos nunca se livram de uma morte certa.

O seu animal permanecerá confinado em uma box pequena, rodeada por barulhos, choros, latidos e uivos de outros 25 animais.

Ficará deprimido e chorará constantemente pela família que o abandonou. Se tiver sorte, um bom voluntário talvez pode levá-lo para passear ocasionalmente. Se não, o seu animal não receberá nenhuma atenção, além de um prato de comida deslizado por debaixo da porta da boxe, jactos de água de mangueira, da limpeza da gaiola.

Se o seu cão é negro, grande ou alguma raça “bull”, como Pitbull, Mastin etc.. você deu-lhe o seu atestado de morte a partir do momento que cruzou a porta do canil. Esses cães não são adoptados. Não importa o quão 'doce' seja ou 'ensinado' esteja.

Se o seu animal não for adoptado em 72 horas desde sua entrada e o canil estiver cheio, será sacrificado.

Se o canil não estiver cheio e o seu cão estiver suficientemente saudável e de uma raça atractiva, é possível que se atrase a sua execução, ainda que não por muito tempo.

Os cães, em sua maioria , são postos em boxes de protecção e imediatamente sacrificados se demonstram qualquer tipo de agressão. Inclusive o cão mais tranquilo é capaz de mudar de comportamento neste ambiente.

Se o seu cão se contagiar com a tosse canina (traquebronquite infecciosa canina) ou qualquer outra infecção respiratória, será sacrificado imediatamente, apenas porque nos canis não temos recursos para pagar os tratamentos necessários.

Sobre a eutanásia, para aqueles que nunca foram testemunhas de como um animal perfeitamente saudável será sacrificado:

• Em primeiro lugar, tiram-no da box com uma guia. Os cães sempre pensam que vão passear, saem felizes, abanam o rabo… Até que chegam ao quarto, ali todos os cães param de repente. Devem sentir o cheiro ou captar a morte ou sentir as almas tristes que ficaram por ali. É estranho, mas acontece com todos e cada um deles.

• O seu cão ou gato será examinado por um veterinário ou dois, dependendo do tamanho e do quão nervoso estiver. Depois, um especialista em administrar a eutanásia ou um veterinário inicia o processo

• encontra uma veia na sua pata dianteira e injecta uma dose de uma substância rosa.

• Esperamos que o seu animal não se assuste ao sentir o que está para acontecer. Já vi alguns que arrancaram a agulha e acabaram cobertos do seu próprio sangue, ensurdecidos pelos seus próprios latidos e gritos.

• Nenhum dorme imediatamente. Muitas vezes, sofrem espasmos durante um tempo, sufocam-se e defecam.

• Quando terminar, o cadáver do seu animal será empilhado como uma lenha em um grande congelador traseiro, com todos os outros animais à espera de serem recolhidos como lixo.

• O que acontece depois? Será cremado? Levam-no para o depósito do lixo? Servirá de comida para cachorros? Isso nunca vai saber e nunca poderá imaginar. Era só um animal e sempre se pode comprar
outro, não?

• Acho que, se leu até aqui, poderá imaginar e não será capaz de tirar da cabeça as imagens que eu vejo todos os dias quando volto para casa do trabalho.

• Odeio o meu trabalho, odeio que exista e odeio saber que sempre vai existir, a menos que vocês, as pessoas, mudem de atitude e se dêem conta das muitas vidas que são prejudicadas, além das que são deixadas no canil.

• Entre 9 e 11 milhões de animais morrem todos os dias nos canis e somente você pode acabar com isso. Eu faço todo o possível para salvar todas as vidas que posso mas os refúgios protectores estão sempre cheios e todos os dias há mais animais que entram do que saem.

• Não crie ou compre cães enquanto há milhões a morrer nos canis.

• Odeie-me se quiser. A verdade dói e a realidade é essa. Só espero que, com isso, alguém possa ter mudado de ideia sobre criar ou comprar um cão e de abandonar o seu animal num canil.

• Desejo que um dia, alguém entre no meu trabalho e diga: ‘eu li isto e quero adoptar’. Isso sim valeria a pena!
----------------------------------------------

Artigos em Geral Artigos em Geral Reviewed by ASA on 15:52 Rating: 5

Nenhum comentário